Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer pelas vibrações positivas pelo
micro-ondas. Aproveito o novo post para contar brevemente o desenrolar da história: começando pelo fato de eu ser pedestre; tive que pagar 40 dinheiros de táxi para levar o trambolho de volta, porque, segundo a nota fiscal, eu só teria 72h para trocá-lo na loja. Além disso, subir e descer escadas com aqueles aparentes oitenta quilos na mão, perder duas horas depois do trabalho... enfim. Ao retornar um produto com defeito à loja, é de praxe que ele seja testado antes de ser trocado. Fui com o carrinho até a mesa de testes, esperei duas pessoas testarem umas três coisas cada uma, até que,
enfim chegou a minha vez. O técnico colocou o micro-ondas em cima do balcão, escolheu um adaptador para aquela tomada estranha e... ligou. LIGOU.
LIGOU!!! Não bastasse minha cara de infinita indignação sem emitir um som que fosse, o
infeliz do técnico ainda me disse com uma cara de sarro "e olha que eu ainda coloquei no 110." Obviamente eu contei tudo o que fiz e o que não fiz para fazer com que o negócio funcionasse e me recusei a ir embora com o mesmo aparelho. Escândalos depois, finalmente consegui um novo micro-ondas, agora com o
plus de ser 110V, embora tenha tido que comprar
dois adaptadores. Moral da história: resista às promoções. Eu não resisti a um micro-ondas meia-boca por um preço muito bom, mas, com tudo o que eu gastei na troca, podia ter comprado um de uma marca boa e não ter passado por todo esse
stress.
Mas vamos ao que interessa. Quem me acompanha no
facebook sabe que eu ando tendo desejos de comidas bem específicas, e que na semana passada a bola da vez, por algum motivo desconhecido, teve que ser cuscuz. Fiz um levantamento sobre com o que se come com isso, o que gerou certa polêmica sobre cuscuz ser o prato principal, sobre ser marroquino ou não, ou sobre ser uma piada de duplo sentido (?). Esclarecidas as dúvidas (prato principal, cuscuz paulista, sem piadinha infame), eu decidi que faria um vegetariano para poder dividir com as minhas vizinhas, e que faria um filé de salmão a parte para acompanhar. Procurei então uma receita que se adaptasse ao meu gosto, ou mais de uma, porque, como eu já disse aqui, acho uma bobagem se prender a uma receita, especialmente se ela tem recheios. Eu jamais colocaria sardinha no meu próprio cuscuz. Enfim, receita testada, provada e aprovada pelo controle de qualidade das vizinhas, foto compartilhada.
Cuscuz tentativa 1 - 07/11/2011
Apesar de eu ter vários prós e bons retornos com o blog, estou passando por um certo contra: minha família acompanha de perto os posts, e quando eu venho para cá, já não podendo mais olhar para uma panela, sou gentilmente convidada a dividir com eles minhas agora "habilidades culinárias". Essa semana não foi diferente, adivinha o que eu tive que fazer? Bingo. Felizmente, como forma de incentivo, a Mami me recepcionou com um filé à parmeggiana. E aqui é aquele esquema, né: eu cozinho, você lava. E o " você", no caso, é minha irmã mais nova. NICE.
O caso é que a receita deu muito certo de novo e eu nem precisei checar as medidas, foi um cuscuz feito absolutamente a olho, muito rápido e de recheio bem versátil, por isso achei absolutamente apropriado para o blog.
Cuscuz Paulista
Rende de 6 a 8 porções
Tempo: 25 a 30 minutos
Praticidade: SP
Ingredientes
Basicamente todas as "miudezas" que você tiver na geladeira e temperinhos:
- Azeite
- Alho
- Cebola picada
- Milho verde
- Ervilha
- Azeitonas
- Pimentão picado
- Palmito
- 3 ovos cozidos
- Cheiro verde
- Uma lata de molho de tomate
- 1 tablete de caldo knorr da sua preferência
- 2 latas de água
- 3 xícaras de chá de farinha de milho grossa.
- Sardinha / atum / peito de frango desfiado
- Tomates em fatias.
Tirando a farinha, a água e o molho, todos os ingredientes podem ser colocados ou não nas quantidades desejadas.
Modo de Preparo
- Em uma panela grande refogue a cebola e o alho em azeite, em seguida despeje o molho.
- Misture milho, ervilha, palmito, azeitona, pimentão, dois ovos cozidos picados e tempere a gosto. Eu coloquei pimenta do reino, manjericão, orégano, salsa e sal.
- Em uma panelinha a parte, dissolva o caldo knorr em uma xícara de água e despeje no molho. Despeje em seguida todo o resto da água e deixe ferver um pouco.
- Por último coloque aos poucos a farinha e vá mexendo. A mistura deverá ficar com o aspecto pastoso, mais firminho, mas não duro ou muito seco.
- Em uma fôrma furada, passe azeite em toda a volta para untar e coloque no fundo e dos lados tomates em rodelas, temperinhos e o último ovo cozido, cortado em rodelinhas também.
- Coloque a massa do cuscuz na forma pressionando um pouquinho para que não fiquem buracos. Deixe esfriar e... voilà!
Cuscuz tentativa 2 - 14/11/2011
Enfim, Super Prático porque é basicamente um molho de tomate com tudo dentro, com farinha.
Quem fizer, não esqueça de dividir as variações aqui :)